-
Artworks
Tiago Tebet Brazilian, b. 1986
Sem título | Untitled #122, 2019Massa acrílica e acrílica sobre tela | Plaster and acrylic on canvas110 x 80 cm | 43.30 x 31.49 inA pintura como linguagem é o principal objeto de pesquisa de Tiago Tebet. Desde muito jovem, vem explorando seus processos e formas de ressignificação, mas sempre interessado também na representatividade...A pintura como linguagem é o principal objeto de pesquisa de Tiago Tebet. Desde muito jovem, vem explorando seus processos e formas de ressignificação, mas sempre interessado também na representatividade da contracultura de algumas práticas populares marginalizadas, como o Skate. Associada a uma habilidade técnica impecável, a investigação de Tebet destaca-se ainda pela originalidade com a qual explora as possibilidades e as especificidades da representação na pintura. Sua investigação preocupa-se com os processos de construção e materialidade, como métodos mecânicos e artesanais, que usa para atingir resultados mais espontâneos, levando a uma maior variação de linguagens.
Em sua mais recente produção, Tebet procurou trabalhar questões relacionadas ao estudo da materialidade das cores, por meio de modelos que remetem aos padrões decorativos das texturizações manuais de parede dos anos de 1960 e 70. O que vemos é uma estética mais clássica, com uma paleta de cores mais leve e clara. Seu processo de criação e execução se misturam, respeitando o ritmo orgânico imposto por cada trabalho. Para tanto, aplica camadas e camadas de massa acrílica nas telas, em cores diversas, que posteriormente são escavadas, adquirindo um aspecto parecido com as tramas de rendas manuais. Numa última etapa, essas texturas são lixadas, revelando (ou não) as cores interpostas. O efeito é uma mistura suave de texturas circulares e nuanças cromáticas.
Tiago Tebet formou-se em Artes Plásticas na FAAP-SP, em 2009, e nos anos de 2007, 2008 e 2009 participou de três Anuais (exposições internas da FAAP), sendo selecionado para bolsa de estudos. Ainda na faculdade, integrou o grupo Anarcademia, de Dora Longo Bahia, através do qual participou da 28a Bienal de São Paulo, 2008. Dentre as exposições individuais mais importantes estão a na Luciana Brito Galeria (Brasil, 2019, 2013 e 2011), na Lisa Kandhofer Galerie (Áustria, 2018), resultado da Summer Residence, e Instituto Tomie Ohtake (Brasil, 2017). As principais exposições coletivas são: Paralela (Brasil, 2010), Museu de Arte de Ribeirão Preto (Brasil, 2011), TRIO Bienal (Brasil, 2015), 10a Bienal do Mercosul (Brasil, 2015). Além disso, em 2016, participou da Billingbear Residency, na Inglaterra.Exhibitions
2020 From Here to Eternity, But Not... Luciana Brito Galeria, São Paulo, Brasil
3of 3