-
RITA DAMASCENO
UR -
O prefixo "UR" vem da língua alemã e indica primordialidade. Segundo a mitologia grega de Hesíodo, o "Caos", a mais antiga forma de consciência divina, fez surgir o universo, considerando que a origem da palavra significa "vazio", ou o vazio primordial que impulsiona a criação. Nessa série de desenhos, realizados com massa acrílica, betume e caneta branca a base d'água, Rita Damasceno simula lousas escritas com giz, onde apresenta diversos tipos de diagramas a partir de fórmulas complexas monocromáticas. Seus traços intrincados nos guiam pelas frases, siglas, figuras e equações, ditando o ritmo e norteando nosso entendimento.
-
-
-
As inquietações, próprias da contemporaneidade, o pensamento humano e seus processos de movimentação e autonomia são assuntos de interesse de Rita Damasceno. Formada em Filosofia e Ciências Políticas, a artista encontrou nessas áreas do saber o suporte intelectual necessário para expandir essas questões dentro do campo artístico. A exposição "UR", traz a essência da obra de Rita Damasceno, que tem na estética do diagrama a forma ideal para organizar e traduzir narrativas de pensamentos, reunindo imagem, poética, texto e cognição. Por meio do jogo dialético, seus trabalhos propõem exercícios de reflexão sobre o estado do nosso pensar na contemporaneidade e seus contextos, tanto para si mesma, como forma de indagar o mundo, como para o público, que precisa ultrapassar a barreira do simples apreciar para então assimilar de fato a obra. Dentre os teóricos estudados pela artista estão os franceses Georges Didi-Huberman e Jacques Derrida, além dos alemães Hans-Georg Gadamer, Sybile Krämer, Christian Driesen, Mathias Bauer e Susanne Leeb, dentre outros.
-
R I T A D A M A S C E N O“UR-ÉREBO”, 2015
betume, acrílica, giz de cera e caneta branca à base de água sobre tela
bitumen, acrylic, crayons and white water-based pen on canvas
206 x 585 cmView more details
81.1 x 230.31 in -
-
-
-
-
-
Rita Damasceno
1957, Salvador, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, BrasilRita Damasceno iniciou sua trajetória como artista ainda no começo dos anos 1980, quando morava na Alemanha, país em que viveu por trinta anos. Começou trabalhando com desenho, pintura e escultura. Sua formação em Filosofia e Ciências Políticas oferece o embasamento intelectual para sua investigação, que trata especialmente de questões universais e existenciais do ser humano e inquietações da contemporaneidade. Conhecida pelos seus 'diagramas', Rita Damasceno trabalha a representação visual dos pensamentos por meio de narrativas dialéticas que combinam imagem, estética, texto e cognição, propondo exercícios de reflexão como formas de indagar o mundo.Aos 16 anos de idade, Rita Damasceno mudou-se para a Alemanha, onde realizou graduação e mestrado em Filosofia e Ciências Políticas pela Universidade de Colônia, de 1984 a 1991, período em que também frequentou aulas de Joseph Beuys, pela Universidade de Düsseldorf. Em 2011, a artista voltou ao Brasil, onde formou-se bacharel em Artes Visuais na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, em 2015. Dentre as exposições que participou destacam-se "Avesso", na Galeria Superfície (2016, São Paulo), além de coletivas, como no Itaú Cultural (2016, São Paulo) e Anual de Arte - MAB FAAP (2012 e 2013, São Paulo).