LB/Festival de Vídeo Online
Passadas exhibition
Apresentação
Finalizamos nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, a seleção de obras do Festival de Vídeo Online. A ideia deste festival é anterior à pandemia, e veio num momento adequado, onde todos estão mudando de hábitos, e iniciando novas maneiras de fruir arte. Este festival é uma iniciativa inovadora internacionalmente, derivada do intuito de mostrar vídeos num formato perfeitamente adequado à sua natureza como meio de comunicação – online.
A vídeo-arte é uma tendência artística que leva o nome de um meio de comunicação, primeiramente analógico e depois eletrônico, que se transformou na principal maneira de relação humana da sociedade atual. Inicialmente o vídeo concorria com a câmera de cinema, oferecendo vantagens do ponto de vista de rapidez, mobilidade e custo. Seu uso se popularizou, como conhecemos hoje, com uma linguagem própria. A imagem em movimento adquiriu uma força social maior do que as palavras. Exatamente neste sentido a apropriação artística é legítima.
Historicamente a nomenclatura video-arte abrange desde conteúdos geométricos e abstratos até documentários e testemunhos sociais – uma vasta gama de abordagens estéticas e semânticas. Por isso surgiram sub-nomenclaturas para a video-arte, uma vez que o vídeo é um meio ao invés de uma tendência estética: dentro da video-arte cabe tudo. O critério de escolha dos 32 vídeos apresentados, priorizou o experimentalismo histórico. De que maneira os artistas históricos de várias partes do mundo abordaram esteticamente o novo meio chamado vídeo. Como vocês puderam ver, eles foram muito criativos, antecipando soluções visuais que usamos até hojecom uma liberdade admirável. Estes artistas forneceram a receita de criação que muitas obras de video-arte usam até hoje. Alguns utilizaram limitações tecnológicas da época como elementos criativos, como exemplo cito a definição de imagem. O conteúdo social dos vídeos foi o critério de segundo plano, estando atrelado diretamente ao uso inovador do vídeo na época de concepção de cada obra.
Estes vídeos existem espalhados na mídia atual. Resgatá-los, colocá-los lado a lado, permite que vocês possam entender o verdadeiro valor artístico dessas obras. E lembremos que o fato de estarem hoje em dia na mídia social nada significa. Amanhã podem ser deletados. A consideração destes vídeos como obras de arte, juntamente com obras tradicionais, garante sua sobrevivência em museus e coleções de alta qualidade.
O formato inovador desta mostra, que exibe por meses as obras permitindo ao público ver e rever seu conteúdo, é um posicionamento muito claro com relação à excessiva comercialização da arte atual. Juntamente com a Luciana, partner da seleção desta mostra, com quem trabalho culturalmente há mais de vinte anos, construímos esta iniciativa. Ainda estenderemos sua exibição até o mês de abril. Sejam bem-vindos! Gostaríamos muito de ouvir vossa opinião, livremente expressa. Obrigada
Analivia, dezembro 2020