Bosco Sodi | Curved Surfaces
Passadas exhibition
Apresentação
“Curved Surfaces” [superfícies curvas] é o título da segunda exposição individual do mexicano Bosco Sodi no Brasil. A mostra, que acontece no espaço anexo da Luciana Brito Galeria, reúne um conjunto de obras que aborda a relação entre a arte e a sustentabilidade, além de abordar o conceito japonês “Wabisabi”, do qual aponta beleza na imperfeição. Um dos artistas visuais latinos mais importantes da contemporaneidade, Sodi apresenta uma pesquisa voltada para a potencialidade dos materiais de origem natural e dos conceitos e valores tradicionais latino-americanos. A mostra tem abertura no dia 2 de abril e segue com visitação até 14 de maio.
No Brasil pela primeira vez, uma das séries mais emblemáticas de Bosco Sodi, “Perfect Bodies”, traz esferas produzidas a partir de blocos de argila extraídos do solo de Oaxaca (México), cidade onde mantém seu estúdio - “Casa Wabi”. “Perfeitamente imperfeitas”, as esculturas são moldadas pelas mãos do artista, para então sofrerem um processo natural de maturação por meio da secagem na sombra e no sol, além da queima em forno rústico criado pelo próprio artista. Esse procedimento, que envolve os quatro elementos da natureza – água, terra, fogo e ar –, confere a cada uma das peças aspectos únicos, dos quais emergem cicatrizes e nuances cromáticas próprias do processo. Dessa forma, não apenas as marcas do gesto do artista ficam impressas nas obras, como também as camadas do tempo, num processo colaborativo entre o artista, a matéria e a natureza.
Esse entendimento do poder que envolve a transformação pela criação e pelo gesto através do que é natural, bem como da relação entre a matéria e o metafísico, não apenas conduzem a investigação artística de Sodi, como também sustentam as atividades da “Casa Wabi”. Projetada pelo famoso arquiteto japonês Tadao Ando, “Casa Wabi” combina a precisão da cultura japonesa com a beleza natural de Puerto Escondido, região litorânea de Oaxaca. Atualmente, o espaço abriga a Fundação Casa Wabi, um centro artístico sem fins lucrativos, referência em todo o mundo, que também oferece residências artísticas e atualmente também representa um importante agente social para a comunidade local.
A Casa Wabi serviu de refugio para o artista e sua família durante o momento mais crítico da pandemia. Durante esse período, o artista realizou uma série de pinturas denominadas “Sun Paintings” e “Moon Sack Paintings”. Ambas foram feitas a partir do que havia disponível na ocasião e substituiu as telas pela superfície áspera dos sacos de estopa usados para a armazenagem de pimentas, produto tradicional na culinária mexicana. Para as obras solares, Sodi pintou círculos em diferentes posições nas cores amarelo, laranja e vermelho, ao passo que as obras lunares carregam círculos escuros. As obras, que ainda carregam o aroma das pimentas, foram inspiradas pela própria paisagem da Casa Wabi.
A mostra apresenta, ainda, duas pinturas texturizadas inéditas. Realizadas com materiais orgânicos e pigmentos naturais, a partir de processos ininterruptos do artista, as pinturas assimilam as casualidades do imprevisto, tornando-se, cada qual, únicas.
Installation Views
Obras