O rigor técnico é uma das principais características do trabalho de Rafael Carneiro, que ao longo dos anos vem se transformando dentro da pintura. A transcrição das imagens para a tela torna-se por si só a principal temática de sua obra, que procura evitar os rótulos e compromissos formais próprios da pintura para se aproximar justamente do complexo universo de imagens da cultura e imaginário coletivos. O significado das figuras utilizadas pelo artista dilui-se pela técnica aplicada, que descontextualiza, reconfigura e ressignifica, por meio da quebra de sua integralidade, subtraindo e somando novos elementos, de forma a compor narrativas mais complexas. Para isso, Rafael Carneiro utiliza-se de uma vasta coleção particular de imagens, das quais articula mais livremente diversas formas de composição, por meio de um processo orgânico de criação, que muitas vezes também inclui a música.
A pesquisa de Rafael Carneiro é essencialmente voltada para a pintura, apresentando um exímio virtuosismo técnico. Seu processo de criação envolve uma metodologia de transcrição das imagens, que passa da fotografia e do seu próprio repertório de imagens para a tela de pintura, tornando-se por si só a principal temática de sua obra, assim como em "Tronco". O significado imagético das figuras utilizadas dilui-se pela técnica aplicada, que descontextualiza, reconfigura e ressignifica. Trata-se de uma vasta coleção particular de imagens, que o artista utiliza para articular mais livremente diversas formas de composição, por meio de um processo orgânico de criação, que geralmente inclui a música.
In his investigations, Jorge Pardo addresses concepts related to functionality, especially when it borders on the absurd and the purity of the object. One of the strengths of his research lies precisely in his constant questioning of the limits of art, an interest informed by his background as an architect and designer. In 2020, the artist presented his work in Brazil for the first time in the solo show Flamboyant, where he created a large “living space” composed of his iconic lamps and rocking chairs, in the Octagon of the Pinacoteca do Estado de São Paulo. Brought together in this way, the works created a composite view of the domestic environment, establishing a paradox very much to the artist’s liking: how far can it go?