Fernando Zarif
mixed media on canvas
8.66 x 5.91 in
1960 - 2010, São Paulo, Brasil.
Fernando Zarif é considerado uma das figuras mais emblemáticas da geração paulistana dos anos 80, autor de uma vasta produção, onde estabeleceu uma linguagem autêntica e independente. A partir da década 1990, passou a trabalhar a apropriação de objetos, mantendo ou não a integridade desse material. Por meio dessa série de pequenos retratos, o artista conseguia expor sua forma frenética de produção, onde o criar estava associado a uma experiência simbiótica com o produzir. Aqui, Zarif utilizava a bisnaga de tinta diretamente na tela, associando pequenos objetos de formatos que favoreciam a composição.
Em 1982, Zarif realizou sua primeira individual na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 1983, apresentou performances musicais no MASP. Em 1995, realizou exposição individual no MAM-RJ. Em 1998, apresentou mostra individual na Maison des Arts André Malraux, em Créteil, França (1998). Em 2009, participou de sua última exposição em vida, no Espaço Tom Jobim (RJ). Em 2011, a família criou o Projeto Fernando Zarif, para preservar, catalogar e difundir a obra do artista. Em 2015, deu-se a primeira exposição póstuma do artista no Instituto Figueiredo Ferraz, seguida por mostra realizada pela Luciana Brito Galeria.
Join our mailing list
* denota campos obrigatórios
We will process the personal data you have supplied to communicate with you in accordance with our Privacy Policy. You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.