1960 - 2010, São Paulo, Brasil. Fernando Zarif é considerado uma das figuras mais emblemáticas da geração paulistana dos anos 80, autor de uma vasta produção, onde estabeleceu uma linguagem...
Fernando Zarif é considerado uma das figuras mais emblemáticas da geração paulistana dos anos 80, autor de uma vasta produção, onde estabeleceu uma linguagem autêntica e independente. A partir da década 1990, passou a trabalhar a apropriação de objetos, mantendo ou não a integridade desse material. Por meio dessa série de pequenos retratos, o artista conseguia expor sua forma frenética de produção, onde o criar estava associado a uma experiência simbiótica com o produzir. Aqui, Zarif utilizava a bisnaga de tinta diretamente na tela, associando pequenos objetos de formatos que favoreciam a composição.
Em 1982, Zarif realizou sua primeira individual na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 1983, apresentou performances musicais no MASP. Em 1995, realizou exposição individual no MAM-RJ. Em 1998, apresentou mostra individual na Maison des Arts André Malraux, em Créteil, França (1998). Em 2009, participou de sua última exposição em vida, no Espaço Tom Jobim (RJ). Em 2011, a família criou o Projeto Fernando Zarif, para preservar, catalogar e difundir a obra do artista. Em 2015, deu-se a primeira exposição póstuma do artista no Instituto Figueiredo Ferraz, seguida por mostra realizada pela Luciana Brito Galeria.